terça-feira, 4 de junho de 2013

COMENTÁRIOS E NOTAS DA 1º ETAPA DA FINAL

É CHEGADA A HORA DE DECIDIR...
QUAIS AUTORES ALCANÇARÃO O TOPO DO

I CONCURSO DE MINICONTOS AUTORES S/A?

FIQUEM LIGADOS: ATÉ AS 23:00 HORAS DE HOJE, ESTAREMOS DIVULGANDO, GRADUALMENTE, OS COMENTÁRIOS DE NOTAS DOS JURADOS. AO FINAL DE TODAS AS NOTAS APRESENTADAS, POSTAREMOS O RANKING OFICIAL.
        
         FORAM 03 JURADOS CONVIDADOS!

         Vamos começar com o voto popular e com os pareceres dos jurados responsáveis pelas equipes, os quais concederam 01 ponto bônus a um de seus pupilos.
        
RESULTADO DO VOTO DO PÚBLICO

         Conforme previmos no último post, o autor mais votado pelos comentários receberia, de bônus, 0,5 pontos. E, numa virada memorável, o autor que será agraciado com esta pontuação será: RAMON RUFO.
         Veja, abaixo, como ficou o somatório:
        
RAMON RUFO – 5 VOTOS.
CASTEL – 4 VOTOS.
REGIS GUERRA – 4 VOTOS.
HITCHCOCK – 4 VOTOS.
ANIMA BREVIS – 3 VOTOS.
QUARTZO ROSA – 1 VOTO.


EQUIPE OS CONTIDOS
JURADO: MARCOS PASCHE

Pseudônimo: Castel
Título: Mais e Mais

Comentário de Marcos Pasche: Texto criativo e exato. Mostra que o tudo não é tão tudo assim, e que o jogador em questão não perdeu, de fato, tudo, uma vez que a razão da totalidade se manteve.

Pseudônimo: Anima Brevis
Título: Politicamente incorreto

Comentário de Marcos Pasche: Faz uma interessante quebra de expectativa ao final. A fim de aumentar a criatividade do texto, sugiro alguma leve alteração do título.

PONTO BÔNUS

Comentário prévio: Ambos os textos estão bem escritos, principalmente por "jogarem" de modo interessante com a proximidade entre o que parece e o que vem a ser de fato. Como devo conceder um ponto a apenas um autor, escolho Castel, pela exatidão da brevidade. Não que, para mim, a concisão seja um valor em si, mas no caso de "Mais e mais" a dicção resumida se casa bem àquilo que deveria ser e que foi dito.

1,0 PONTO BÔNUS VAI PARA: CASTEL


EQUIPE RAPIDINHOS
JURADO: ANDRÉ SANT’ANNA

Pseudônimo: Mutante
Título: Fome de jogo

Comentário de André Sant’Anna: Durante o concurso, "Mutante" passou por altos e baixos. Ele tem um texto curto, objetivo, com boas ideias. Mas, às vezes, como neste caso, ficou apenas no jogo de palavras.

Pseudônimo: Ramon Rufo
Título: O azar é dos expulsos

Comentário de André Sant’Anna: Não é o melhor dos minicontos apresentados pelo Ramon Rufo até agora. Mas ele continua usando bem o formato, usando poucas palavras para sugerir histórias interessantes.

1,0 PONTO BÔNUS VAI PARA: RAMON RUFO


EQUIPE MAX MINIS
JURADA: LEILA MÍCCOLIS

Pseudônimo: Juliano Monterroso
Título: Neutralizado

Comentário de Leila Míccolis: Uma temática muito em voga: drogas de todos os tipos, entorpecentes a granel, inclusive para os atletas, que desmistificam a imagem que se fazia deles — de  pessoas fortes e saudáveis. Hoje, miau miau não é mais voz de gatos, ecstasy é comprimido que fabrica êxtases,  heroína deixou de ser feminino de herói, e infelizmente há cada vez mais craques de craks, em término de "carreira".

Pseudônimo: Hitchcock
Título: Game Over

Comentário de Leila Míccolis: Só na separação, muitas vezes, é que alguém percebe que o amor não passou de atividade lúdica, em vez de ser uma troca; que a convivência do casal baseou-se apenas em em estratégias e lances planejados, e que a aposta foi feita sempre em cima de mentiras, ilusões, logros e ardis.  Eis uma temática universal: a consciência tardia de que vida a dois não é um jogo, e que ninguém ganha quando ambos se perdem.

1,0 PONTO BÔNUS VAI PARA: HITCHCOCK


EQUIPE INSÓLITOS
JURADO: PAULO FODRA

Pseudônimo: Regis Guerra
Título: Cabaré

Comentário de Paulo Fodra: Bela apropriação do tema, procurando um viés menos óbvio, ainda que bastante literal. Tem velocidade, subtexto e um espaço narrativo bem delineado. O título conversa com o texto agregando contexto, sem redundar.

Pseudônimo: Quartzo Rosa
Título: Jogada Final

Comentário de Paulo Fodra: Esse microconto tem uma premissa boa, e deixa uma questão poderosa em aberto: é possível mesmo sair ganhando na última partida do jogo da vida? No entanto, falta algo aqui. Algo que poderia ser resolvido, por exemplo, com um título mais bem pensado, pois o proposto fala de algo que está implícito no texto, não trazendo nenhuma pista ou nova informação. Como se dispõe de bem pouco espaço para trabalhar, cada palavra assinalada precisa ter a sua função no contar da história.

1,0 PONTO BÔNUS VAI PARA: REGIS GUERRA



COMENTÁRIOS E NOTAS DOS JURADOS CONVIDADOS

         Os jurados convidados da semana foram: Samir Mesquita, Marcos Bassini e Homero Gomes. Todos eles são escritores. Samir Mesquita, em específico, é autor de minicontos que já são famosos no cenário literário brasileiro. Vamos agora conhecer um pouco sobre eles:

        
Samir Mesquita, autor dos livros de microcontos Dois Palitos e 18:30. Participou das antologias Contos de Algibeira (Editora Casa Verde) e Moscas (Dulcinéia Catadora) e de exposições de literatura em novos suportes e poesia visual no Brasil, Argentina e Itália.

Marcos Bassini é músico, compositor, roteirista e redator com passagens por agências como Artplan, McCann-Erickson e NBS.

Homero Gomes nasceu em Curitiba/PR, em 1978. É escritor. Autor de Sísifo Desatento (contos) – finalista do Prêmio Sesc de Literatura, edição 2007 - e do romance Tempo do Corpo. Além de outros trabalhos literários, em diversos gêneros. Foi colaborador de Rascunho, Cronópios, Vaia, Cult, Germina Literatura, Palpitar, Ficções, Escritoras Suicidas, Rapadura e TriploV (Portugal), além de ter sido colunista-fundador do blogue coletivo O Bule. Atualmente, é editor dos blogs Paralelo Um - destinado ao público juvenil, onde o leitor poderá acompanhar a escrita da novela Paralelo Um- e deste JAMÉ VU, espaço onde - além das colaborações de outros escritores e leitores - as narrativas do livro homônimo serão publicadas. É colunista nos portais Página Cultural - onde publica ensaios, críticas e crônicas - e Mundo Mundano - local onde também publica sua ficção -, também é um dos correspondentes do Musa Rara: Literatura e Adjacências.

Pseudônimo: Juliano Monterroso
Título: Neutralizado

NOTA: 8,5
Samir Mesquita: O autor subverte a temática proposta com criatividade, trazendo um problema social de modo inesperado.  

NOTA: 6
Homero Gomes: Fraco jogo de palavras.

NOTA: 6
Marcos Bassini: Inteligente, pegando um jogo, fazendo um jogo de palavras e elaborando uma história em cima.


Pseudônimo: Hitchcock
Título: Game Over

NOTA: 8
Samir Mesquita: O conto tem um ritmo interessante e consegue representar o momento de um final de relação de modo bastante criativo.

NOTA: 5
Homero Gomes: Muito clichê.

NOTA: 6
Marcos Bassini: A vida como um jogo de cartas. Bateu.

Pseudônimo: Mutante
Título: Fome de jogo

NOTA: 7
Samir Mesquita: O conto consegue construir uma narrativa potente, contudo fornece informações que o leitor poderia concluir por si só. Em um microconto, deve-se sempre se atentar ao que há de excesso. 

NOTA: 7
Homero Gomes: Se resume ao ‘jogo’ de sentido, apenas. Não convence.

NOTA: 5,5
Marcos Bassini: Se o tema é jogo, jogos de palavras, claro. Inteligente.

Pseudônimo: Ramon Rufo
Título: O azar é dos expulsos

NOTA: 7,5
Samir Mesquita: O conto tem uma construção complicada e que nada acrescenta ao enredo e nem consegue trazer na forma algo que torne o texto mais impactante.

NOTA: 6
Homero Gomes: Como miniconto é fraco.

NOTA: 6
Marcos Bassini: Sorte a dos rapazes e a do autor, que conseguiu dizer muito em poucas palavras.

Pseudônimo: Castel 
Título: Mais e Mais

NOTA: 9
Samir Mesquita: O autor conseguiu construir de modo bastante resumido e impactante uma história e ainda trazer um drama vivido pelo personagem.

NOTA: 7
Homero Gomes: Razoável.

NOTA: 7
Marcos Bassini: Respeitando o fato de ser micro, em duas linhas sabemos que esta história de vício não tem fim.


Pseudônimo: Anima Brevis
Título: Politicamente incorreto

NOTA: 8,5
Samir Mesquita: O autor consegue guiar o leitor em uma direção e o surpreender com uma última frase “matadora”.  Acredito que as frases poderiam ser construídas de modo mais direto e economizando palavras, o que traria ao texto um maior impacto.

NOTA: 8
Homero Gomes: Bom trabalho com as palavras e sentidos possíveis. Atual.

NOTA: 5,5
Marcos Bassini: É bom ser politicamente incorreto. E mais jogos de palavras, já que falamos de jogo.

Pseudônimo: Regis Guerra
Título: Cabaré

NOTA: 8
Samir Mesquita: O conto faz um feliz uso do jogo de palavras, constrói uma narrativa, contudo sem um final impactante.

NOTA: 6
Homero Gomes: Razoável, mas lugar-comum.

NOTA: 8
Marcos Bassini: Inteligente. Uma linha bastou para vermos toda a história. Jogou com as palavras em benefício da concisão.

Pseudônimo: Quartzo Rosa
Título: Jogada Final

NOTA: 7,5
Samir Mesquita: O conto chama atenção pelo jogo de palavras, contudo não dá ao leitor algo mais consistente para completar a história.

NOTA: 7
Homero Gomes: Não está bem resolvido.

NOTA: 5,5
Marcos Bassini: Importante conseguir ser breve. Essa partida mostra a chegada de um bom autor.


RANKING CLASSIFICATÓRIO

1º CASTEL – 24 PTS.
2º REGIS GUERRA – 23 PTS.
3º ANIMA BREVIS – 22 PTS.
4º RAMON RUFO – 21 PTS.
5º JULIANO MONTERROSO – 20,5 PTS.
6º HITCHCOCK – 20 PTS.
7º QUARTZO ROSA – 20 PTS.

8º MUTANTE – 19,5 PTS.


AOS QUE NÃO FORAM CLASSIFICADOS: NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS. VOCÊS FORAM GUERREIROS POR TEREM CHEGADO ATÉ AQUI. ESTE É UM CONCURSO DIFÍCIL, QUE TESTA O ESTADO PSICOLÓGICO DO AUTOR, O CANSAÇO, A CAPACIDADE DE PRODUZIR EM POUCO TEMPO, O SABER ENCARAR TODO TIPO DE CRÍTICA...
SINTAM-SE VANGLORIADOS.

E AOS 04 FINALISTAS...

LUTEM COMO NUNCA AGORA!

PARABÉNS A:

CASTEL (EQUIPE OS CONTIDOS)
ANIMA BREVIS (EQUIPE OS CONTIDOS)
RAMON RUFO (EQUIPE RAPIDINHOS)
REGIS GUERRA (EQUIPE INSÓLITOS)

APENAS 01 MINICONTO VAI DECIDIR A VIDA DE VOCÊS NESTE CONCURSO.


VALE LEMBRAR: O AUTOR CASTEL, POR TER CONQUISTADO O 1º LUGAR NESTA ETAPA, ENTRA NA FINALÍSSIMA JÁ COM 01 PONTO BÔNUS.

TEMA DA SEGUNDA E ÚLTIMA ETAPA DA FINAL

         Como foi dito anteriormente, o tema da Finalíssima será LIVRE, ou seja: autores, vocês estão liberados! Arrasem, façam o melhor que puderem para conquistarem este certame. Mas lembrem-se: o limite de palavras será de até 150.
         Caprichem! O prazo para envio será curtinho feito um miniconto: até amanhã, quarta-feira, às 23:00 horas. O resultado final será postado, gradualmente, na sexta-feira.
         Boa sorte aos 04 que seguirem para a etapa derradeira!

ATÉ SEXTA-FEIRA!!!!!!!!!!!!!!!

         AUTORES S/A

         PATROCÍNIO: EDITORA PENALUX / SELO MICROLUX



17 comentários:

JÁ COMEÇOU COM UMA BAITA INJUSTIÇA!!!! ESSES CARAS TÃO LOUCO!

RAMON RUFO NÃO MERECIA MESMO ESSE PONTO!!

Gostei dos comentários dos jurados. Na maioria, me pareceram enriquecedores, pois estiveram preocupados não apenas em avaliar, mas também em apontar novos caminhos, chamando atenção para aspectos que passaram despercebidos.
Palmas para eles.

Feliz por minha concorrente estar na finalíssima.Rosana Banharoli

Quero agradecer a todos que leram meus textos e acompanharam-me durante este mes de intensa competicao entre tantos autores talentosos. Chegar a quinta posicao foi um grande orgulho e felicidade. Agradeco ao organizador Lohan Pignone, a todos os jurados - em especial a Leila Míccolis, de quem sou um grande admirador - e a todos os participantes, meus colegas (parabenizando, claro, aos finalistas tambem), neste belissimo concurso. Foi uma grande experiencia e que me motivou a continuar na caminhada literaria. Obrigado a todos, de coracao.
Saudacoes literarias do Japao,
Edweine Loureiro (Juliano Monterroso)

Também agradeço, ao Lohan e equipe e, principalmente ao jurado André Sant'Anna. Com alguns jurados convidados recebi elogios e nota baixa, de outros críticas negativas e notas mais altas. O André, creio, sempre acertou, e fez-me muito bem tanto os elogios quanto os puxões de orelha.
Decidi, durante o concurso, não pedir para ninguém votar para eu ganhar ponto extra. Mesmo quando ganhei, foi por conta da obrigação de escolher alguém de outra equipe.
Ao ver os nomes dos participantes, como o Edweine Loureiro (Juliano Monterroso) que sempre aparece tão bem em tantos concursos, sinto-me honrado em chegar até esta etapa.
Abraço a todos e bons minicontos aos quatro finalistas.
Fernando Silveira (Mutante)

Boa noite,

Quem achou que eu fosse abrir mão das minhas críticas, gracejos e afins por causa de indivíduos desinteressantes, se enganou. Me cansei de discutir inutilmente naquele espaço. Tinha mais o que fazer da vida, e ainda tenho. Portanto, serei lacônico.

Apreciei o quarteto fantástico. Fiquei bastante contente pela entrada do autor Castel, que decerto não vai decepcionar neste último passo e está com a faca e o queijo nas mãos para levantar o caneco.

Minha crítica não menos importante nunca falha posto que é calcada na sinceridade e no olhar técnico apurado que os deuses da Ciência me concederam. Ainda que o imponderável prevaleça, repito o favoritismo de Castel. E antes que acusem parentesco, relacionamento extraconjugal, ou mesmo que sou o papagaio do autor, afirmo que prezo pela ética, acima de todas as coisas. Além do mais não quero saber quem é quem, quero desconhecer até os meus dias findos o Lattes de qualquer um que seja deste espaço. Isso pouco me importa. Parafraseando minha bisavó, 'um Lattes não põe mesa'. Quero ler literatura, isso basta. E isso já se tornou raridade.

Aos finalistas: quero ler literatura de primeira qualidade. E, de preferência, um miniconto. Não reescrevam a Odisseia.

Cordialmente,
F.N.V.

Agradeço aos organizadores do I Concurso Autores S/A, Lohan Lage Pignone, Editora Penalux, pela oportunidade, pois foi uma experiência diferente e, como tal, sempre enriquecedora. Agradeço aos leitores que me agraciaram com o voto popular, que comentaram positiva ou negativamente os meus textos. Agradeço muito aos jurados, especialmente, ao Paulo Luís Fodra pelos comentários, que em muitos momentos me envaideceram e me estimularam a continuar escrevendo esse gênero literário, e, em outros, propiciaram reflexão e aprendizagem.
Chegar ao 7º lugar, num concurso que iniciou com 747 participantes e teve várias eliminatórias, ficando entre tantos escritores qualificados, é uma grande honra.
Mais uma vez, muito obrigada a todos os envolvidos nesse grande certame literário!
Um grande abraço.
Jussára C Godinho - QUARTZO ROSA

Nooooossa esses jurados sempre surpreendendo. ramon ruof q fez o pior conto dos 8 classificou.
E o chatinho voltou com o rabinho entre as pernas depois de deizer q não se sentia mais a vonatde pra comentar, depois da chapuletada que tomou, é bom. assim movimenta os coments

JULIANO MONTERROSO, HITCHCOCK, QUARTZO ROSA e MUTANTE fora e RAMON RUFO classificado. O júri escalado ta de brincadeira.

Penso que nessa fase as notas deveriam ser dadas por todos os avaliadores das equipes, que acompanharam o certame com atenção desde o começo, e nao jurados convidados, que chegam de paraquedas e classificam para a final o insosso Rufo, um cidadao que teve a cara de pau de plagiar "A Velhinha Contrabandista", o candidato mais irregular da disputa, e que desesperadamente consciente de sua inaptidão e em busca de um reles meio ponto, criou contas no Google apenas para autovoto.

Espero que a final faça justiça, ja que essa semi ficou mal demais.

O Júri oficial deveria propor uma repescagem,
Mutante de fora nao da.

Agora já era.
Ramon na final, tipo Taiti ganhando a Copa das Confederações.

Fiquei confuso, ou eu to doido ou as notas não condizem com os comentários, hehe!!!!

NOTA: 5,5
Marcos Bassini: É bom ser politicamente incorreto. E mais jogos de palavras, já que falamos de jogo.

NOTA: 5,5
Marcos Bassini: Importante conseguir ser breve. Essa partida mostra a chegada de um bom autor.

NOTA: 7
Homero Gomes: Se resume ao ‘jogo’ de sentido, apenas. Não convence.

NOTA: 5,5
Marcos Bassini: Se o tema é jogo, jogos de palavras, claro. Inteligente.


Fiquei confuso, ou eu to doido ou as notas não condizem com os comentários, hehe!!!!

Ramon Rufo
Título: O azar é dos expulsos

NOTA: 7,5
Samir Mesquita: O conto tem uma construção complicada e que nada acrescenta ao enredo e nem consegue trazer na forma algo que torne o texto mais impactante.

NOTA: 6
Homero Gomes: Como miniconto é fraco.

Pois é, ou os jurados enlouqueceram, ou houve troca de envelopes com as notas, ou Ramon Rufo é filho do dono. Concurso que ia tao bem perdeu a credibilidade.

Eu acho que compreendo. É a técnica da compensação: Você é bom, mas tem aqui umas fragilidades; você é fraco, mas, ainda assim, tem aqui alguns pontos fortes.
O apurado não entra em euforia e o excluído não fica na pior.

Estou acompanhando o concurso e fiquei muito satisfeito pelos finalistas. Mas santo Deus, quanto estupidez para uma pessoa vir aqui comentar coisas tão estapafúrdias, gastando tanto tempo pra criticar o autor Ramon Rufo que chegou até aqui por puro mérito. O concurso não se resume a uma etapa, mas a várias! O autor teve o seu mérito durante todo esse percurso... A pessoa fica analisando comentário e fazendo piadinha de mal gosto isso é uma baita falta de respeito. Melhor seria se tivesse peito e pusesse o nome ao invés de se esconder numa fachada anônima. Fico indignado com tanto recalque e falta do que fazer. Se for um dos finalistas ou algum parente dos mesmos, é simplesmente vergonhosa essa atitude em tentar prejudicar através de ofensas. Meus parabéns aos organizadores e minha VAIA a essa gentalha cínica e mal educada.

Carlos Brenner

Mr. Brenner nao deve ter acompanhado a competição,
dos oito finalistas o Rufo foi o mais fraco, disparado.
E ainda plagiou Stanislaw Ponte Preta.
Vaia pra vcs.

Postar um comentário

Dê a sua opinião!
Mas LEMBRE-SE: comentário de conteúdo ofensivo será eliminado do blog.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More