quinta-feira, 23 de maio de 2013

COMENTÁRIOS E NOTAS DA 4º FASE

HOJE É DIA DE MAIS EMOÇÃO NO AUTORES S/A! DIA DE SABER QUEM VAI PARA O CAMPO PLATÔNICO DA QUARTA FASE! DIA DE SABER QUAIS FORAM AS IMPRESSÕES DOS JURADOS EM RELAÇÃO AOS MINICONTOS! QUEM SE SAIU MELHOR?

APRESENTAMOS

COMENTÁRIOS E NOTAS DA QUARTA FASE DO I CONCURSO DE MINICONTOS AUTORES S/A


            Para começarmos com o pé (ou a mão) direito, vamos direto à novidade da rodada! Durante esta semana, cada equipe elaborou um miniconto em conjunto, partindo da temática estabelecida pelos jurados. Cada autor deveria escrever um trecho, com no máximo 50 palavras, e repassar para que outro, de sua equipe, desse continuidade. O autor que concluiu o miniconto também ficou responsável pelo emprego do título. Cada autor deixou a sua marca, cada autor apresentou seu estilo, e nasceram excelentes minicontos.
         Vamos conferir?

         PS: A parte que coube a cada autor pode ser identificada através das legendas coloridas (nome e trecho). Assim, você saberá como foi o desempenho de cada um em sua equipe.

MINICONTO MAX MINIS

Título: Agravo
(Por Mignone, Ana Lina, Hitchcock e Juliano Monterroso)

Na cabeça, um sonho equivocado. Nos olhos, um mar de lágrimas. No copo, uma dose, apenas mais uma.
– Quando eles chegarem, eu não digo nada. Eu não digo nada, ouviu? Eu não digo nada! – insistiu. 
Anita posava para todos de mulher moderna, bem resolvida, dessas que aceitam a separação tranquilamente, numa boa, embora mal conseguisse se convencer de que inexiste dor no final. Não sabia onde estava com a cabeça quando aceitou conhecer “a outra”, mas não se assustou quando Ramiro e Cássio apareceram.
Foi Ramiro quem falou primeiro:
― Há muito queríamos te contar…
Não completou a frase: um tapa desferido pela ex-esposa o interrompeu. Cássio quis protestar, mas Ramiro fez sinal para que a deixasse desabafar. Anita, porém, recompondo-se, limitou-se a dizer ao ex-marido:
― Logo com o meu irmão?!...
E saiu.

MINICONTO RAPIDINHOS

Título: Direitos
(Por Flora Medeiros, Mutante, Portuga 5 e Ramon Rufo)

Matilde trabalhou a vida inteira na casa dos Camargo Vianna. Sem ela aquele lugar não andava.  Era como se fosse da família. Até que precisou ser registrada. Doutor Renato, advogado respeitadíssimo, mudava o rumo da conversa cada vez que a doméstica tocava no assunto. Matilde viu na televisão sobre todos os direitos que sua classe conquistou e resolveu falar com quem mais tinha intimidade, Renatinho, filho do doutor.
– Para que você quer ser registrada, Matilde? Não recebe salário?
– Ué! Pra ter reforma. É meus direito!
– Ah, bom! Deixa, então, comigo; sei de um jeito de resolver o assunto.
E resolveu mesmo. Nove meses depois, já tinha até assinado os papéis. Era, agora, Matilde Camargo Vianna.

MINICONTO INSÓLITOS

Título: Encontro diabólico
(Por Névio Burgos, Pressuposto Epistemológico, Regis Guerra e Quartzo Rosa)

Saiu de casa sem rumo, embriagada em seus sentimentos, pensamentos perniciosos rondavam sua cabeça. Voltar estava fora de questão. Quem anda pra trás é caranguejo. Pela primeira vez tinha a vida nas mãos, dinheiro na carteira, ímpeto de vingança, oportunidade para agir. Por onde começar? Não sabia. Sentou-se no banco, respirou fundo. Precisava pensar.
Ao pensar, adormeceu em plena praça pública. Satanás lhe estendeu a mão, “me concede a última dança, antes da vingança?”. E ela saiu rodopiando. Os cascos de bode, batendo no asfalto, marcavam o compasso da valsa vienense. No eterno ritmo ternário, ela rodopiava com ternura, abraçada à própria sombra.
E partiu para o seu terceiro tempo: uma viagem infernal, rumo ao ritmo alucinante de uma vida à margem da lucidez. Embriagou o instinto de vingança, que, com ela, caiu por terra. 


MINICONTO OS CONTIDOS

Título: A Musa
(Por Rerman Resto, Anima brevis, Razec e Castel)

Concentro-me, o texto virá, o assunto me foge. Preciso ler mais, é isso. Escrevo qualquer coisa para destravar os dedos. Movo o mouse evitando a distração do salvatela. Busco, em vão, um conto na madrugada fria. Então, no branco da janela, igual ao do monitor, surge: os insones devoram auroras, qual ogros líricos degustando madrugadas para gestar o dia. Nada de confiar nas estrelas — que não é no evidente que trabalham os ogros. É preciso aspirar o suor dos becos, lamber a solidão do sexo pingado nas calçadas, o álcool derramado sob os viadutos. E só então amanhecer palavra. Então, na noite fria, eis que surge. Mágica misteriosa musa. Entra pela janela e me arrepia. Derruba uma árvore nos fios e provoca um apagão. Sem luz, sem computador, só me resta deitar. Ventania, musa do meu sono! Por que é tão mais eficiente que a minha musa literária?   


O VOTO DO PÚBLICO


            O Autores S/A nunca vai deixar o público-leitor de lado. A interação do público com o concurso é muito importante nós, organizadores. Foi solicitado que todos que quisessem votar, pela sua Conta do Google, em seus preferidos, poderiam fazê-lo através dos comentários do post.
            Os mais votados de cada equipe receberão, como BÔNUS, 0,5 pontos. Serão somados ao total dos dois jurados convidados.

            Os vencedores de cada equipe foram:

CASTEL (EQUIPE OS CONTIDOS): 07 VOTOS.
PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO (EQUIPE INSÓLITOS): 04 VOTOS.
JULIANO MONTERROSO (EQUIPE MAX MINIS): 08 VOTOS.
MUTANTE (EQUIPE RAPIDINHOS): 06 VOTOS.


A SEGUIR...


ANÁLISE DOS JURADOS OFICIAIS

EQUIPE: INSÓLITOS
JURADO: PAULO FODRA

Pseudônimo: Quartzo Rosa
Título: Peregrinação

Comentário de Paulo Fodra: Perfeita representação do medo irracional. O autor, após os comentários da semana passada, parece ter acertado a mão na finalização do texto. O recurso de utilizar apenas palavras iniciadas pela letra “P”, como se fosse uma espécie de TOC, somou-se às frases curtas, para criar um efeito de tensão bastante interessante, mantendo-se a estrutura de começo-meio-fim, e guardando o suspense até a frase final, que “desvenda” o sentido do conto colocando-o “em foco”.

Pseudônimo: Pressuposto Epistemológico
Título: Fobia

Comentário de Paulo Fodra: Outro texto sensível e equilibrado, que cria uma tensão crescente do começo ao final. Gostei da premissa de jogar com os preconceitos da sociedade para “despistar” o leitor, guardando a verdade para um final-surpresa. O titulo do conto, por outro lado, “entrega o ouro” demais. Eu teria usado outro para maximizar o impacto.

Pseudônimo: Névio Burgos
Título: Ao fundo

Comentário de Paulo Fodra: O autor, que tinha feito um miniconto excelente na rodada anterior, nessa parece ter perdido a mão. Não há surpresa, subtexto ou mesmo humor. Se houve uma intenção, ela se perdeu na limitação bidimensional do papel. Quanto mais curto o conto, mais preciso ele tem que ser. E mais delicada a tarefa de fugir dos lugares-comuns e fechamentos óbvios.

Pseudônimo: Regis Guerra
Título: Ornito(oníro)fobia

Comentário de Paulo Fodra: Se não é um primor de miniconto, ao menos faz pensar. Tem um quê de poesia. No entanto, é um tanto aberto demais. Sou mais afeito aos socos no estômago do que à filosofia transcendental. Mas isso é gosto pessoal.

ESCOLHA DE PAULO FODRA

UM PONTO (1,0) EXTRA, PELO MINICONTO DOS 100 TOQUES, VAI PARA:
 QUARTZO-ROSA

EQUIPE MAX MINIS
JURADA: LEILA MÍCCOLIS

Pseudônimo: Hitchcock
Título: Mais uma dose

Comentário de Leila Míccolis: O miniconto lembra-me o conceito de enantiodromia de Heráclito, ou seja, uma força gerada em direção oposta: a abordagem da consagração (ou consolação) de um novo ritual – o etílico –, transformando um local, o bar, em um outro tipo de altar (enquanto re-ligação / re-ligião), e tornando os deserdados da fé os novos pregadores  do carpe diem dionisíaco.

Pseudônimo: Mignone
Título: Dose

Comentário de Leila Míccolis: Interessante o contraponto: um abstêmio, porém viciado em algo muito mais perigoso do que a bebida – já que seus efeitos entorpecentes podem ser invisíveis, atingindo quem estiver à sua volta. O mau-caráter, de “cara limpa” e metodicamente, age com tal habilidade que sua má conduta passa desapercebida, sendo capaz até de conseguir embriagar os outros através do fascínio de sua máscara.

Pseudônimo: Ana Lina
Título: Gota

Comentário de Leila Míccolis: Um belo solilóquio, ao qual não falta nem mesmo a fala enrolada, desconcatenada e incoerente. “Quatro doses, uma única veia”, e uma viagem cheia de delírios, lembranças fragmentadas, tempos mixados em uma intercomunicação sem interlocutor e sem qualquer ligação com o mundo exterior, pois a cidade só se ocupa dela própria, e de sua imperiosa necessidade de continuar egoisticamente impermeável.

Pseudônimo: Juliano Monterroso
Título: Tragos de um agosto

Comentário de Leila Míccolis: O tema já é (e sempre será) por si só muito mobilizante. E, aqui, ele aparece exuberantemente trágico, não só pelo conflito dramático, como também pela expressiva metáfora “doses lentas” de chuva negra, transmitindo-nos o desespero do japonês inteiramente à mercê da sua impotência. E como um passivo espectador diante da catástrofe, ele assiste ao desenrolar da própria tortura, em câmera lenta.

ESCOLHA DE LEILA MÍCCOLIS

UM PONTO (1,0) EXTRA, PELO MINICONTO DOS 100 TOQUES, VAI PARA:
MIGNONE

JUSTIFICATIVA DA JURADA:

No meu grupo, dei a dois minicontos do desafio extra o primeiro lugar: o do Hitchcock - "No corredor da morte", pela intensa e impactante dramaticidade, e o do Mignone, "Em tempo", por seu delicioso humor através de um simples jogo semântico. Junto à organização do concurso aventei a hipótese de haver um empate, possibilidade que não me foi concedida. Assim sendo, nestas condições, escolho a prosa de Mignone, porque sei o quanto é difícil apresentar um texto humorado inteligente — ainda mais com esta limitação maior de caracteres — e também pela variedade de gêneros literários apresentada pelo autor. Fica, porém, minha ressalva: ambos estão no mesmo nível de perfeição técnica e merecem ser considerados melhores dentro de seus respectivos estilos.

EQUIPE OS CONTIDOS
JURADO: MARCOS PASCHE


Pseudônimo: Razec
Título: Dialética

Comentário de Marcos Pasche: Texto interessante pela atualidade e por formular uma inusitada situação de quebra de seus protocolos (ao disparo da pergunta deve se seguir o tiro da resposta). Mas a inicial maiúscula de“silêncio” soa algo anacrônica e fora de propósito, uma vez que esse é um recurso tipicamente simbolista, o que não parece ter a ver com este conto.

Pseudônimo: Anima Brevis
Título: Você sabia?

Comentário de Marcos Pasche: A reversão brusca que ocorre entre a “fase” da falta de assunto e da recíproca classificação dos personagens como idiotas e um intenso encontro sexual soa artificial.

Pseudônimo: Rerman Resto
Título: O Estranho sem Assunto

Comentário de Marcos Pasche: Algumas indicações do narrador (como “Observo-o: já morreu” e “Morreu e não sabe) extraem do conto o teor de subentendimento que lhe potencializaria a expressão, como ocorre de modo interessante, por exemplo, no desfecho do texto.

Pseudônimo: Castel 
Título: Faro Jornalístico

Comentário de Marcos Pasche: Inteligente captação dos sinais dos tempos.

ESCOLHA DE MARCOS PASCHE:

UM PONTO (1,0) EXTRA, DO MINICONTO DOS 100 TOQUES, VAI PARA:
CASTEL


EQUIPE RAPIDINHOS
JURADO: ANDRÉ SANT’ANNA

Pseudônimo: Portuga 5
Título: Em vias de extinção

Comentário de André Sant’anna: Interessante a visão de um português sobre o Brasil, a percepção da nova classe média brasileira e de como a televisão influencia a cultura brasileira.

Pseudônimo: Ramon Rufo
Título: Militante

Comentário de André Sant’Anna: Como muitos dos concorrentes, mais uma vez foi em busca do trocadilho. Este é até razoável.


Pseudônimo: Flora Medeiros
Título: Ascensão

Comentário de André Sant’Anna: Pegou bem a história da nova classe média. Do empregado subalterno se colocando à altura dos patrões. Acho apenas que o final poderia ser mais irônico, mais surpreendente.

Pseudônimo: Mutante
Título: Estado de equivalência

Comentário de André Sant’Anna: Bom. De todos, é o que conseguiu dizer mais coisas nesse no curto espaço do miniconto. É um belo retrato do Brasil dos evangélicos, dos ex-pobres que agora têm carro, mas não sabem como se comportar ao volante.

ESCOLHA DO JURADO:

UM PONTO (1,0) EXTRA, DO MINICONTO DOS 100 TOQUES, VAI PARA:
MUTANTE

PONTOS BÔNUS DO JURADO CONVIDADO EDSON ROSSATO:

         Nesta etapa, foi tratado que o jurado EDSON ROSSATTO, célebre autor de nanocontos, julgasse qual era, em sua opinião, o melhor miniconto de cem toques cravados, em cada equipe. Cada autor escolhido por ele ganhará 01 ponto bônus. Veja, abaixo, se você, participante, está entre os agraciados!

Equipe: Rapidinhos
Nanoconto em cem toques escolhido: “Rompante”, de Flora Medeiros.

Equipe: Insólitos
Nanoconto em cem toques escolhido: “Ato Supremo”, de Quartzo Rosa.

Equipe: Max Minis
Nanoconto em cem toques escolhido: “ No corredor da morte”, de Hitchcock.

Equipe: Os Contidos
Nanoconto em cem toques escolhido: “Todas as Letras”, de Castel.

PARABÉNS A TODOS OS ESCOLHIDOS!


COMENTÁRIOS E NOTAS DOS JURADOS CONVIDADOS


Os jurados convidados da rodada foram os minicontistas Tiago Moralles e Edson Rossatto. Agradecemos aos dois pela generosa contribuição. Abaixo, as biografias dos jurados:

EDSON ROSSATTO nasceu em São Paulo, Capital, em 1978. Formado em Letras, é escritor, editor de livros, roteirista de HQ, palestrante e blogueiro. Publicou os livros "Mansão Klaus e outras histórias", "Curta-metragem – Antologia de microcontos", "Cem Toques Cravados" e "Toques Para Mulheres", além de ter organizado dezenas de antologias literárias. É roteirista da série "História do Brasil em Quadrinhos", tendo publicado os volumes "Independência" e "Proclamação da República". Também é roteirista da HQ "Como Ser Bom de Papo e se Enturmar". É criador e organizador dos eventos culturais HQ em Pauta e Livros em Pauta. Seu conto “Cartas a um irmão” foi adaptado para o cinema. Mantem os blogs toquesparamulheres.com  e cemtoquescravados.com

TIAGO MORALLES é redator publicitário e escritor. Já publicou alguns contos em antologias, forneceu conteúdo literário para veículos de comunicação, ministrou palestras sobre micronarrativas, mantêm o blog “tfmoralles.blogspot.com” e está escrevendo um livro de microcontos que nunca acaba. Sempre tem uma palavra a mais

para tirar.



EQUIPE: INSÓLITOS

Pseudônimo: Quartzo Rosa
Título: Peregrinação

NOTA: 5,5
Edson Rossatto: O estilo de repetir a mesma letra no início das palavras da história não é novidade. Além disso, aqueles que usaram esse recurso, utilizaram a mesma letra em todas as palavras, o que não foi feito nesse caso. Mais uma coisa: só é possível utilizar esse estratagema com a letra P. Tente usar uma outra. A dificuldade é muito maior, quase impossível.

NOTA: 5,5
Tiago Moralles: Textos escritos com “p”, já foram muito usados. Ou é um baita texto, ou vira mesmice.

Pseudônimo: Pressuposto Epistemológico
Título: Fobia

NOTA: 6,5
Edson Rossatto: É interessante a temática de romance homoafetivo revelada no meio da trama, fato esse que desperta curiosidade para saber como termina a trama. Mas o título já entrega o final. Eu mudaria

NOTA: 6,0
Tiago Moralles: Em uma micronarrativa, o título é muito importante. Precisa ser medido e pensado. É muito comum a ausência de títulos, justamente por causa do “spoiler”. Nesse caso, o título ameniza a virada do conto.

Pseudônimo: Névio Burgos
Título: Ao fundo

NOTA: 5,0
Edson Rossatto: Não enxergo temática relevante para uma micronarrativa. Fraco.

NOTA: 6,0
Tiago Moralles: Os contos exploraram pouco o tema. Esse é o que tinha mais potencial. Mas também não chegou lá.

Pseudônimo: Regis Guerra
Título: Ornito(oníro)fobia

NOTA: 7,5        
Edson Rossatto: Conciso, isso é bom. Mas uma micronarrativa precisa ser compreendida em um primeiro momento, de cara, para causar efeito. Se o leitor tiver de ir a um dicionário para entender a trama, ela perderá 90% do efeito. Se é que o leitor terá disposição de ir a um dicionário.

NOTA: 5,0
Tiago Moralles: O surrealismo, às vezes, prejudica a história. Deixa o conto transitando entre poesia e aforismo.

RANKING DA EQUIPE:
1º QUARTZO ROSA – 13 PTS.
2º PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO – 13 PTS.
3º REGIS GUERRA – 12,5 PTS.
4º NÉVIO BURGOS – 11 PTS.

CAMPO PLATÔNICO:
REGIS GUERRA X NÉVIO BURGOS


EQUIPE: OS CONTIDOS


Pseudônimo: Razec
Título: Dialética

NOTA: 7,5
Edson Rossatto: Bem conduzido. O autor não precisou dizer o nome do apresentador, mas, mesmo assim, o leitor consegue perceber o que se trata e tudo o que representa aquele programa de tv. Escrever a palavra certa no contexto apropriado resulta em um mar de informações representadas por um ou dois termos cruzados.

NOTA: 6,0
Tiago Moralles: Nem tudo que é complexo é bom. Acho que beira a filosofia. E assim, afasta-se do conto.

Pseudônimo: Anima Brevis
Título: Você sabia?

NOTA: 8,0
Edson Rossatto: Bem conduzido e garante surpresa no final. O recurso de resposta única de um dos personagens é interessante. Só achei que o “você sabia” final foi exagerado. Eu tiraria.

NOTA: 6,0
Tiago Moralles: Os diálogos não são ruins. Mas a história se perdeu um pouco no clichê.

Pseudônimo: Rerman Resto
Título: O Estranho sem Assunto

NOTA: 8,0
Edson Rossatto: Interessante a trama. Prefiro evitar conduzir a história por intermédio de diálogos, pois isso entrega demais o que o personagem pensa. Mas é questão mesmo de estilo.

NOTA: 8,0
Tiago Moralles: A disposição dos diálogos está um pouco confusa. Mas gosto da simplicidade da história.


Pseudônimo: Castel 
Título: Faro Jornalístico

NOTA: 9,0
Edson Rossatto: Gostei bastante. Micronarrativas de humor são muito apreciadas pelos leitores. O autor soube jogar o clímax para o final sem cair em clichê.

NOTA: 5,0
Tiago Moralles: Acho fraco e meio comum.

RANKING DA EQUIPE:
1º CASTEL – 16,5 PTS.
2º RERMAN RESTO – 16 PTS.
ANIMA BREVIS – 14 PTS.
4º RAZEC – 13,5 PTS.

CAMPO PLATÔNICO:
ANIMA BREVIS X RAZEC


EQUIPE: MAX MINIS


Pseudônimo: Hitchcock
Título: Mais uma dose

NOTA: 6,0
Edson Rossatto: Muitas palavras para pouco conteúdo. Talvez se o autor tivesse usado 3 vezes menos palavras a nota poderia subir para 7,0, mas não mais do que isso.

NOTA: 8,0
Tiago Moralles: Gosto de como o tema comum foi explorado.

Pseudônimo: Mignone
Título: Dose

NOTA: 6,5
Edson Rossatto: O autor parece dominar o uso conciso das palavras, mas acredito que dizer “é isso” ou “é aquilo” estraga a micronarrativa. O interessante mesmo é sugerir e deixar o leitor imaginar.

NOTA: 6,0
Tiago Moralles: Não traz muitas novidades a não ser a forma como foi contado.

Pseudônimo: Ana Lina
Título: Gota

NOTA: 9,0
Edson Rossatto: Profunda a temática. Acredito que o autor soube dosar conteúdo e palavras. A ironia está presente e bem empregada.

NOTA: 9,0
Tiago Moralles: Bom. Denso e leve.

Pseudônimo: Juliano Monterroso
Título: Tragos de um agosto

NOTA: 10
Edson Rossatto: Sem palavras. Aliás, uma só: perfeito. 

NOTA: 8,5
Tiago Moralles: Simples e carregado.

RANKING DA EQUIPE:

1º JULIANO MONTERROSO – 19 PTS.
2º ANA LINA – 18 PTS.
3º HITCHCOCK – 15 PTS.
4º MIGNONE – 13,5 PTS.

CAMPO PLATÔNICO:
HITCHCOCK X MIGNONE


EQUIPE: RAPIDINHOS

Pseudônimo: Portuga 5
Título: Em vias de extinção

NOTA: 6,0
Edson Rossatto: Micronarrativas de humor configuradas em diálogos se aproximam muito da anedota e/ou piada. É uma linha muito tênue. Acredito que se a configuração fosse diferente, a temática de crítica social seria mais bem contada.

NOTA: 5,5
Tiago Moralles: Gosto de diálogos. Mas em micronarrativas o perigo de parecer com Anedotas é enorme. Acho que esse é um caso.


Pseudônimo: Ramon Rufo
Título: Militante

NOTA: 5,5
Edson Rossatto: Li o microconto 3 vezes e ele não me causou impacto e/ou reflexão profunda. Achei a temática meio morna.

NOTA: 6,0
Tiago Moralles: Acho mais legal como crítica ou minicrônica do que como miniconto.

Pseudônimo: Flora Medeiros
Título: Ascensão

NOTA: 7,5
Edson Rossatto: Gostei da crítica social, mas acho que o autor poderia ter usado menos caracteres para contar essa micronarrativa. Menos é mais. Narre somente o essencial.

NOTA: 6,5
Tiago Moralles: Recortes do cotidiano dão sempre ótimas histórias. Raymond Carver fazia isso magistralmente. Dava pra explorar um pouco mais aqui, achei flat.

Pseudônimo: Mutante
Título: Estado de equivalência

NOTA: 5,5
Edson Rossatto: A trama é morna. Além disso, houve explicação demais. Daria para ter contado a mesma trama com menos caracteres. A concisão em uma micronarrativa é algo de muito valor.

NOTA: 7,5
Tiago Moralles: Não é uma grande história, mas é a melhor história explorada no tema. Gosto de viradas no final, mas não foi uma grande virada.

RANKING DA EQUIPE:
1º FLORA MEDEIROS – 15 PTS.
2º MUTANTE – 14,5 PTS.
3º PORTUGA 5 – 11.5 PTS.
4º RAMON RUFO – 11,5 PTS.

CAMPO PLATÔNICO:
PORTUGA 5 X RAMON RUFO



ANÚNCIO DO TEMA DA QUINTA FASE

         Para a próxima fase, os jurados trocaram temas entre suas equipes. Veja, abaixo, o que os jurados designaram para as equipes adversárias:

ANDRÉ SANT’ANNA, DA EQUIPE RAPIDINHOS, ESCOLHEU A TEMÁTICA “DEUS” PARA A EQUIPE INSÓLITOS, DE PAULO FODRA.

PAULO FODRA, DA EQUIPE INSÓLITOS, ESCOLHEU A TEMÁTICA “PORNOGRAFIA” PARA A EQUIPE RAPIDINHOS, DE ANDRÉ SANT’ANNA.

LEILA MÍCCOLIS, DA EQUIPE MAX MINIS, ESCOLHEU A TEMÁTICA “MANEQUIM” PARA A EQUIPE OS CONTIDOS, DE MARCOS PASCHE

MARCOS PASCHE, DA EQUIPE OS CONTIDOS, ESCOLHEU A TEMÁTICA “PECADO” PARA A EQUIPE MAX MINIS, DE LEILA MÍCCOLIS.

SENDO ASSIM, A EQUIPE PRECISA ELABORAR UM MINICONTO, DE ATÉ 150 PALAVRAS, DE ACORDO COM A TEMÁTICA QUE FOI DESIGNADA PARA ELA.

DESAFIO EXTRA

         O Desafio Extra para a próxima etapa terá como tema:

“SMS”

Escreva, em até 50 palavras, um SMS e o envie para nós! Sejam criativos!

TODOS OS TRABALHOS DEVEM SER ENTREGUES ATÉ DOMINGO, DIA 26/05/13, ÀS 23:59 MIN.
O DESAFIO EXTRA VALERÁ PONTO 01 BÔNUS, CONCEDIDO PELOS JURADOS REPONSÁVEIS PELAS EQUIPES.



ELIMINAÇÃO DA QUARTA FASE

            TRATA-SE DE UM MOMENTO DIFÍCIL PARA OS ENVOLVIDOS NO CAMPO PLATÔNICO DA RODADA, PARA OS JURADOS E PARA OS ORGANIZADORES. CONFORME O CONCURSO AVANÇA, MAIS AFETO TOMAMOS PELOS AUTORES. TODAVIA, COMO MANDA O FIGURINO, VAMOS ÀS ELIMINAÇÕES:

EQUIPE RAPIDINHOS

DECISÃO DE ANDRÉ SANT’ANNA:

RAMON RUFO PERMANECE NA COMPETIÇÃO.
PORTUGA 5 ESTÁ ELIMINADO.

JUSTIFICATIVA:

Com um certo pesar, já que o Portuga 5 é bastante consistente, voto para que Ramon Rufo prossiga. A principal razão é o miniconto que fez na primeira fase. Foi apenas uma frase, onde não uma palavra a mais do que o necessário e toda uma trama subentendida, sobre uma relação de incesto entre pai e filha. A construção foi certeira. De tudo o que li, foi o melhor miniconto até agora.
                                              
EQUIPE OS CONTIDOS

DECISÃO DE MARCOS PASCHE:

ANIMA BREVIS PERMANECE NA COMPETIÇÃO.
RAZEC ESTÁ ELIMINADO.

JUSTIFICATIVA:

Por razões óbvias, destaco o nome do Razec, o que se justifica por sua pontuação menor dentro do grupo nesta etapa.

EQUIPE INSÓLITOS

DECISÃO DE PAULO FODRA:

REGIS GUERRA PERMANECE NA COMPETIÇÃO.
NÉVIO BURGOS ESTÁ ELIMINADO.

JUSTIFICATIVA:

Fez o miniconto mais insosso da rodada, e também não acertou a mão no de 100 toques cravados. O miniconto é um formato que demanda recursos estilísticos e narrativos para manter-se interessante, ou recairá na repetição banal. Pode-se abrir mão de quase tudo, menos da ousadia e foi exatamente o que aconteceu nessa rodada.

EQUIPE MAX MINIS

DECISÃO DE LEILA MÍCCOLIS:

HITCHCOCK PERMANECE NA COMPETIÇÃO.
MIGNONE ESTÁ ELIMINADA.

JUSTIFICATIVA:

Embora tenha escolhido Mignone como vencedor do desafio extra, com tristeza voto nele nesta etapa, tendo em vista o conjunto de seus minicontos apresentados aqui no concurso. No entanto, do meu grupo Max Minis, foi o participante que mais exibiu multiplicidade de estilos, sem perder seu sutil e delicioso humor. "Reverso" é um excelente texto, digno de figurar nas melhores antologias do país. Portanto, parabéns, Mignone, por participação tão destacada e marcante.

PARABÉNS PARA QUEM FOI SALVO! DESEJAMOS O MESMO SUCESSO PARA TODOS AQUELES QUE, INFELIZMENTE, TERÃO QUE DEIXAR A COMPETIÇÃO NESTE MOMENTO. LEMBREM-SE: CHEGAR ATÉ AQUI FOI ÁRDUO, E DIGNO. NÃO ESMOREÇAM. AVANTE!
E AOS QUE RECEBERAM UMA NOVA CHANCE, ESMEREM-SE MAIS E MAIS, BUSQUEM COMETER OS MELHORES MINICONTOS DA VIDA DE VOCÊS.

RESTAM 3 AUTORES EM CADA EQUIPE...
O VENCEDOR DA PRÓXIMA FASE JÁ GARANTIRÁ UMA VAGA NA FINAL, A QUAL SERÁ DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS. OS DOIS MENOS VOTADOS IRÃO PARAR NAS MÃOS DE SEUS RESPECTIVOS JURADOS E ELES IRÃO DECIDIR QUEM TAMBÉM IRÁ PARA A FINAL.
OU SEJA:
A QUINTA FASE SERÁ DECISIVA!

BOA SORTE A TODOS!




AUTORES S/A

PATROCÍNIO: EDITORA PENALUX / SELO MICROLUX


        

6 comentários:

Gostei do desafio desta etapa! Saíram textos interessantes. O Juliano Monterroso foi sensacional com o desfecho inusitado e divertido.

Curti!

Poxa, Hitchcock nao pode ficar de fora, um dos melhores até aqui.

Névio Burgos realmente perdeu o foco!Infelizmente será eliminado!Algumas das reclamações direcionadas quanto ao uso do codinome,percebe-se agora não possuir nenhum fundamento.

quanta discrepância... teve gente que levou nota 9 de um e 5 de outro. Parece que será na sorte mesmo.

Fico muito feliz com o resultado que conquistei até aqui,já que o estilo é inteiramente novo para mim.Quero agradecer aos organizadores do concurso, Lohan,Editora Penalux e ao jurado Paulo Fodra pelos comentários.Realmente, o conto produzido não estava a altura dos demais.Abraço.

Foi um prazer participar. Obrigado. Fábio Cezar, o Razec.

Postar um comentário

Dê a sua opinião!
Mas LEMBRE-SE: comentário de conteúdo ofensivo será eliminado do blog.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More